Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Instituto Butantan: tragédia anunciada

Seguem trechos da nota conjunta dos professores Hussam Zaher e Miguel Trefaut sobre o incêndio que atingiu o Instituto Butantan no último sábado e destruiu sua coleção de serpentes e artrópodos.

------------------------
[...]
Infelizmente, esta foi uma tragédia anunciada pois a coleção carecia de condições de segurança adequadas. Uma situação nunca resolvida, apesar dos inúmeros alertas feitos por pesquisadores.
[...]
Lamentamos profundamente o ocorrido e esperamos que o País passe a dar atenção devida às nossas coleções. [...] Coleções centenárias como as do Museu de Zoologia da USP, Museu Nacional da UFRJ e Museu Goeldi, no Pará, carecem de prédios adequados, e estão na mesma situação de risco.

Sem esta tomada de consciência, de nada vale ostentarmos o título de país detentor da maior biodiversidade do planeta. Perdemos nessa tragédia parte importante da memória nacional e a chave para compreender muito de nosso passado e nosso futuro. É fútil falar em preservar a biodiversidade se não assumirmos que nossos museus precisam de condições adequadas para que o seu patrimônio não encontre o mesmo destino das coleções do Butantã. Que essa tragédia sirva de lição.

Hussam Zaher, diretor do Museu de Zoologia da USP.
Miguel Trefaut Rodrigues, professor do Instituto de Biociências da USP.
------------------------

Upideite(21/mai/2010): Resistirei ao trocadilho óbvio sobre "pegar fogo", mas uma discussão bastante acrimoniosa foi instalada depois das declarações do ex-presidente da Fundação Butantan, Isaías Raw. Aqui tem mais informações. Questões obscuras finalmente começam a vir à tona. Aguardemos.

2 comentários:

Nicolas disse...

Hey, man, posta algo sobre a descoberta de Craig Venter, estou achando muita falácia as notícias sobre a descoberta dele.

none disse...

Salve, Nicolas,

É provável que eu faça uma postagem sobre o tema, sim.

Valeu pela visita.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails