Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

sábado, 15 de maio de 2010

Patrulha purista vocabular 7

Arqueologia x Paleontologia

A Arqueologia é um ramo das ciências ligado à História, ela lida com restos materiais (designados artefatos quando produzidos pelos seres humanos) de civilizações antigas (embora o ramo da Arqueologia Histórica lide também com civilizações modernas, utilizando as técnicas arqueológicas - como estudar o comportamento do homem moderno a partir de escavações em aterros e lixões). Saiba mais aqui. (Não há uma divisão exata, mas o tempo remoto com que ela lida é de milênios ou algumas dezenas de milênios.)

A Paleontologia é um ramo das ciências ligado à Biologia e à Geologia, ela lida com restos de organismos pré-históricos: fósseis quando se trata de restos do próprio organismos (ossos, folhas, sementes, impressões do corpo, organismos em âmbar...) e icnofósseis quando se trata de vestígios da ação dos organismos (tubos escavados, pegadas e, tradicionalmente, ovos, entre outros). Saiba mais aqui. (Tipicamente, a paleontologia lida com o tempo de centenas de milhares de anos a bilhões de anos.)

Encontre o erro
Notícia da Associated Press: "Recent fossil discoveries that showed feathers on some of the early flying animals, like the well-known Archaeopteryx, created a bit of a flap in the archaeological world." (O trecho também dá a impressão de que a descoberta do Archeopteryx seja recente, mas o primeiro espécime - vide abaixo - foi descrito em 1861, pouco depois da publicação original de "A Origem das Espécies", de Darwin.)

Espécie x Espécime

Espécie é o nome que se dá a um grupo de organismos parecidos entre si - pelo Conceito Biológico de Espécies, refere-se a membros de populações que podem cruzar-se livremente entre si, produzindo descendentes viáveis (naturalmente aplicando-se a grupos de reprodução sexuada).

Espécime ou espécimen é um exemplar. Quando se trata de espécime biológico, geralmente é um indivíduo, ou parte dele, catalogado em coleção de museu.

Encontre o erro
Notícia (triste) da Folha Online*: "Incêndio pode ter destruído acervo de 70 mil espécies de répteis do Instituto Butantan./O balanço de prejuízos ainda não foi concluído, mas o curador Francisco Franco afirmou em entrevista à TV Globo que podem ter sido destruídas mais de 70 mil espécies de serpentes." (Detalhe, no mundo existem cerca de 1,2 milhão de espécies - considerando-se animais, plantas, fungos, microorganismos... - descritas. De répteis são cerca de 6.300 espécies.)

*Upideite(18/mai/2010): Felizmente, corrigiram o erro. Mas no G1 há o mesmo problema.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails