Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

(Des)conexões: Poesia, arte, ciência e matemática

"Cantando espalharei por toda a parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte"
Luís de Camões
Os Lusíadas, Canto I

O Institute for Figuring, também conhecido como fig. ou pela sigla inglesa IFF, é uma organização sediada em Los Angeles, Ca., EUA, que tem como objetivo divulgar e desenvolver a expressão de conceitos matemáticos e científicos por meio da poesia e de elementos estéticos através de palestras, publicações e exposições.

Conheci por acaso, buscando informações sobre os crochês hiperbólicos de Daina Taimina (fig. 1). Ela desenvolveu-os em 1997 quando dava aula de matemática na Universidade de Cornell a fim de ilustrar de modo concreto as propriedades de um espaço não-euclidiano hiperbólico - de difícil representação tridimensional. (E a obra de Taimina conheci através do livro: "Alex no país dos números: uma viagem ao mundo marvilhoso da matemática" de Alex Bellos, 2009, Cia. das Letras, 490.)

Figura 1. Um crochê hiperbólico de Dainia Taimina. Foto: Stitchlily.

Buscava mais informações não apenas por curiosidade pessoal, mas também para ajudar um amigo meu, Manuel Bulcão, que mantém (entre outras atividades) um blogue que versa exatamente sobre a relação entre ciência e arte: A Arte do Conceito.

Arte e ciência foi também tema abordado no encontro promovido pela revista Trip entre o neurocientista Miguel Nicolelis e o coordenador do Projeto Axé, Cesare La Rocca - ambos homenageados pela publicação no Prêmio Transformadores 2011.

Ciência e arte encontram-se também no termo grego τέχνη 'techné': significando tanto arte quanto ciência aplicada. Raiz de técnica e tecnologia.

E, claro, nas ilustrações científicas. Pra quem gosta, vale a pena visitar o blogue Symbiartic de Kalliopi Monoyios.

Sem falar em fotografias, design, engenharia, infografias, paleografia, neurobiologia da arte, ou, mais recentemente, arte genômica*. Impossível esgotar os detalhes de todas as imbricações em uma única postagem - ou mesmo em uma série.

*Upideite(17/set/2011): A lista é quase interminável, mas eu não poderia deixar de mencionar outra área de encontro: dança interpretativa de teses de doutoramento.

2 comentários:

Alessandra - Lain disse...

Em Londres, existem encontros de pessoas interessadas naquilo que muito me interessa "sci-crafts". Veja os arquivos de junho em http://pix.stitchldn.com/archive

Sou super a favor e em breve vou colocar um projeto semelhante em prática. =)

none disse...

Opa,

Vai ter q publicar fotos e videos de suas criações : )

Valeu pelo link.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails