Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Concurso Cultural GR: Get a Life.

Não, não é aniversário do GR, nem do dono do blogue. Não atingimos nenhum número redondo de postagens, comentários ou visitantes. Não é nenhuma data comemorativa. Bem, até é,  hoje (3 de maio) é dia do Taquígrafo (parabéns a todos os estenografistas), mas não é uma promoção por causa disso. O que estamos comemorando então? Só a Vida. (Só?)

Para concorrer a um exemplar gratuito de "O que é vida?" de Lynn Margulis e Dorion Sagan (2002, Jorge Zahar, 288 pp.), basta decifrar o enigma e enviar a resposta pelo formulário (atenção para o regulamento).

Decifre o enigma:




Dicão 1: Está em inglês.
Dicão 2: 24 -> 3 -> 1.**
Dicão 3: 256 -> 64 -> 20+2+".".**
Dicão 4: The book (of life) is on the table.  





Regulamento:
0. Somente concorrerão os que enviarem formulários corretamente preenchidos.
1. Parentes meus até segundo grau não valem.
2. A resposta deve ser enviada até às 23h59 (hora de Brasília) do dia 31/03/201231/05/2012*. (Vale o "timestamp" do sistema.)
3. Em havendo mais de uma pessoa que houver respondido corretamente, leva quem tiver respondido antes.
4. O prêmio será enviado gratuitamente, mas somente para um endereço coberto pelos Correios brasileiros em porte nacional.
5. O vencedor ou a vencedora será contatado/a por email e terá uma semana para responder. Findo o prazo, o prêmio estará prescrito e o segundo colocado será contatado. (E assim por diante.)
6. Pode-se responder ao formulário quantas vezes quiser, mas o participante estará concorrendo apenas com o último enviado.
7. Caso não haja nenhum acertador entre os que enviaram a resposta dentro do prazo, o prêmio será sorteado entre todos os concorrentes.
8. Este concurso segue a lei federal 5.768/1971 e legislação correlata.
--------------
*Upideite(03/mai/2012): corrigido a esta data. Obrigado, @samir_elian.
**Upidete(04/mai/2012): corrigido a esta data.

10 comentários:

m disse...

A única maneira de obter o enigma é com esta imagem? Eu não gostaria de ter que redigitá-lo para poder ter acesso a ele me modo texto.

none disse...

Salve, @m,

Eu deixei na forma de imagem justamente para não facilitar tanto. Essa é, na verdade, a única dificuldade real do enigma.

Mas até pra isso tem jeito de usar um atalho tecnológico.

[]s,

Roberto Takata

m disse...

Hahahaha devo ser muito burro, pois estou pensando neste problema desde ontem e ainda não resolvi. Já descobri um padrão presente a cada três colunas, mas não fui a lugar nenhum.

Já converti a imagem em texto e analisei a frequência das strings binárias formadas de acordo com alguns dos divisores do número total de caracteres (tentei 4, 6, 8, 12 e 16). Procurei a frequência destas strings em relação ao texto (tipo, a string mais frequente deveria ser a letra E, pois esta é a letra mais frequente em inglês) e só encontrei lixo. Por exemplo, algumas destas strings aparecem repetidas três vezes, o que é um absurdo, caso sejam letras.

Ou é algo muito simples e eu não tive o clique necessário para resolver, ou é algo muito sofisticado, bem além dos meus conhecimentos em criptografia.

Enfim, isto não é um pedido de ajuda. É só um desabafo de frustração :)

none disse...

@m

Veja bem as dicas.

Tenho certeza de que uma hora te dá o clique e você vai pensar: aaah, então era isso... Não tem porque se frustrar, afinal, é um desafio.

Valeu pela visita e comentários.

[]s,

Roberto Takata

Jeff disse...

Tá difícil de entender essas "diconas" 2 e 3 hein... :)

none disse...

Salve, @Jeff,

A 2 e a 3 tb podem ser entendidas pela dica 4.

[]s,

Roberto Takata

Jeff disse...

Acho que quando eu descobrir o que significa 20+2+"." eu mato... talvez... :)

none disse...

@Jeff,

Estou certo que vc resolve, sim.

[]s,

Roberto Takata

Roberto Berlinck disse...

Não vou fazer, mas o livro é ótimo.

none disse...

Salve, Berlinck,

Grato pela visita e comentário.

Também gosto muito do livro. Discordo de algumas coisas, mas faz a gente pensar a respeito da vida de um modo diferente.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails