Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

domingo, 12 de maio de 2013

Padecendo no paraíso 3

ResearchBlogging.org
A galinha tem sido o símbolo por excelência da maternidade e dos cuidados parentais com os filhotes, enquanto o polvo é relegado a representante do submundo (Werness 2006), mas talvez o polvo fêmea fosse um símbolo igualmente ou mais adequado da atenção da mãe à sua cria.

Apesar de os cuidados parentais com ovos serem relativamente raros em organismos marinhos, em várias espécies de polvos - especialmente do gênero Octopus -, as fêmeas apresentam cuidados bastante elaborados. Batham (1957) descreve um caso típico de uma fêmea de Octopus maorum tomando conta de sua massa de ovos em um aquário de Portobello, Nova Zelândia.

Durante todo o período de incubação, a fêmea manteve guarda de sua massa de aproximadamente 7.000 ovos (cimentados no substrato em grupos de 3 a 10 ovos) - saindo para se alimentar provavelmente somente à noite (em outras espécies a fêmea pode deixar completamente de se alimentar, até mesmo recusando alimentos oferecidos pelos criadores). Com movimento dos tentáculos os ovos foram mantidos limpos e sob um leve fluxo de água, ocasionalmente, com o sifão, um jato de água era dirigido aos ovos. Predadores como lesmas marinhas - detectados tanto tátil como visualmente - eram mantidos longe dos ovos com a ajuda dos tentáculos.

A mãe acabou morrendo pouco depois de ocorrer a eclosão das larvas.

Em cefalópodos, tanto machos quanto fêmeas passam por processo de senescência que culmina com a morte dos indivíduos. As fêmeas geralmente passam o período de senescência nesse cuidado com os ovos. Machos senescentes do polvo gigante do Pacífico também param de se alimentar e perdem cerca de 17% de massa corporal antes de morrer; já as fêmeas perdem muito mais: entre 50 e 70% da massa, enquanto tomam conta dos ovos. (Anderson et al. 2002.)

Referências
Anderson RC, Wood JB, & Byrne RA (2002). Octopus senescence: the beginning of the end. Journal of applied animal welfare science : JAAWS, 5 (4), 275-83 PMID: 16221078
Batham, E.J. (1957). Care of eggs by Octopus maorumTransactions of the Royal Society of New Zealand, 84 (3), 629-638
Werness, H.B. 2006. Hen. In: The Continuum Encyclopedia of Animal Symbolism in World Art. Continuum International Publishing Group. 476 pp.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails