Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

I saw the mommy Science kissing Santa Claus

O Papai Noel não é apenas a figura mítica bonachona a trazer brinquedos na época do Natal para crianças bem comportadas. Suas características servem de base de inspiração para batizar fenômenos naturais e artificiais nos mais diversos ramos das Ciências.

---------------------
Efeito Papai Noel (1): hipotético padrão de maior crescimento econômico mensal entre dezembro e janeiro.
Efeito Papai Noel (2): efeito putativo de maior volume de transações em fundos com histórico mais longo de "bom comportamento" em comparação com fundos com melhor rentabilidade recente.
Efeito Papai Noel (3): aumento da taxa de imigração para populações que se desempenham melhor em comparação a populações em perigo.
Problema do Papai Noel: problema de computação concorrente - "O Papai Noel dorme seguidamente até ser acordado por todas as noves renas, que retornam de seu descanso, ou por um grupo de três de dez elfos. Se acordado pelas renas, o Papai Noel encilha os animais e os atrela ao trenó, distribui os brinquedos e desencilha os bichos - liberando-os para descanso. Se acordado por um grupo de elfos, introduz-os a seu estúdio, consulta-os sobre P&D de brinquedos e os conduz para fora - permitindo-os voltarem ao trabalho. Noel deve dar prioridade às renas no caso haja tanto elfos quanto renas esperando."
Síndrome de Papai Noel (1): asfixia postural, lesões por inalação e queimaduras corporais e/ou complicações relacionadas à síndrome compartimental por aprisionamento em chaminés.
Síndrome de Papai Noel (2): desejo de médicos em darem aos pacientes um "presente" surpreendente e agradável - na forma de boas notícias sobre doenças.
Síndrome de Papai Noel (3): tendência de pais divorciais que não detêm a guarda dos filhos a premiá-los excessivamente.
Síndrome de Papai Noel (4): sentimento de culpa de pais gueis que os leva a uma atitude demasiadamente indulgente para com os filhos.
---------------------

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails