Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Especulando: Uma base de dados de referências documentais em produtos audiovisuais (de divulgação científica)

Um excelente banco de dados de produtos audiovisuais é o famoso IMDb. Não sei se há algum mais específico para documentários, programas e outras produções audiovisuais científicos.

Na catalogação de audiovisuais, normalmente se pensa em dados como: nome do produto, ano e local de produção, diretores, roteiristas, elenco, equipe técnica e, eventualmente, dados sobre crítica e avaliação. São, certamente, informações relevantes sobre autoria e participação.

Mas uma coisa de que sinto falta quando vejo esses programas e documentários são as referências de onde tiraram as informações que passam. Há excelentes programas sobre a história geral, de algum local ou fato. Muitos sendo superproduçõesão que procuram reproduzir o mais fielmente possível os detalhes da época retratada: as vestimentas, a caracterização das personagens, o vocabulário, os utensílios, efeitos gráficos para reconstruir a cena... Tudo isso, claro, depende de uma extensa pesquisa para levantar esses detalhes.

Seria, pra mim, interessantíssimo se um banco de dados disponibilizasse, por exemplo, os livros usados para essa pesquisa, que jornais consultaram (e onde estão seus arquivos), outras obras audiovisuais, toda a base documental. Se o apresentador diz: "As sucuris se alimentam apenas três vezes ao ano", de qual artigo científico essa afirmação foi tomada.

Tem jogos eletrônicos de estratégia com inspiração histórica que traz como item em seu menu a bibliografia consultada. Isso até poderia ser incorporado em audiovisuais distribuídos em mídias digitais como DVD ou Blu-Ray. Mas não seria viável passar em letreiros de documentários exibidos em salas de cinemas ou na televisão. Aí seria interessante haver um hotsite que disponibilizasse os dados - e a URL ser divulgada nos créditos da obra. Seria útil se houvesse também um banco de dados que centralizasse esse tipo de informação - facilitando a consulta e recuperação dos dados.

A partir disso poderia ser possível também de se obter indicadores que mensurassem a apropriação cultural das informações científicas - que é um dos objetivos das ciências: ser absorvida pela cultura da população em geral.

2 comentários:

Sibele disse...

Boa ideia, Roberto!

Além do ótimo IMDb, existem bases de dados acadêmicas sobre cinema e filmes, mas pagas: o Film Index International, produzido pela Chadwyck e distribuído pela ProQuest; o International Index to Film Periodicals da International Federation of Film Archives (FIAF), mas com coleções de revistas acadêmicas sobre cinema; e a IIPA - International Index to Performing Arts, que além de cinema também abriga coleções periódicas sobre teatro, dança e televisão.
Como vc pode ver, esses recursos sobre filmes ou mostram apenas as informações básicas do filme em si (Título, Diretor, Atores/atrizes, etc) como o IMDb e o Film Index International, ou então textos acadêmicos sobre a temática. Não conheço nenhum recurso que disponibilize as informações que vc sugeriu.

Seria mesmo muito interessante agregar essas informações complementares numa base de referências documentais.

none disse...

Oi, Sibele,

Valeu pelo comentário e visita.

Há até banco de dados de filmes... ahem, adultos : ) (Embora creio que nestes a presença de elementos de DC não seja tão relevante.)

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails