Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

domingo, 2 de outubro de 2016

Volta ao Mundo com Zika Camargo: 2 - Tanzânia

Tanzânia, ou República Unida da Tanzânia, é um país da África Oriental, como Uganda, com quem faz fronteira ao norte; também ao norte fica Nigéria; a oeste ficam Ruanda, Burundi e República Democrática do Congo; ao sul, Zâmbia, Malaiu e Moçambique e a leste o Oceano Índico. (Fig. 1)

Figura 1. Tanzânia. Fonte: Google Maps.
Ela é resultado da fusão de duas repúblicas independentes: a República de Tanganica, que se tornou independente do Império Britânico em 1961, e da República Popular de Zanzibar e Pemba, surgida em 1964 após a Revolução Zanzibar no Sultanato de Zanzibar, então parte da Colônia do Quênia do Império Britânico. A área continental corresponde ao território da República de Tanganica, a ex-República de Zanzibar ocupava as ilhas do arquipélago de Zanzibar à costa da atual Tanzânia.

Em 1950, a população estimada para o atual território da Tanzânia, era de 7,65 milhões de habitantes; em 2015, eram 53,47 milhões. (Fig. 2)

Figura 2. Evolução da população da Tanzânia (1950-2100). Fonte: UN World Population Prospects.

Menos de um ano após a publicação do anúncio da descoberta do vírus zika (ZIKV), saiu um estudo de Kenneth C. Smithburn (1952), outro pesquisador da Rockefeller Foundation, em que testou o sangue de 297 pessoas de Uganda e do então Território de Tanganica para a presença de anticorpos contra 8 vírus isolados em Uganda, entre os quais o ZIKV.

Juntamente com os resultados de Dick, 1952 para as localidades de Bwamba e Nilo Ocidental em Uganda; era a primeira demonstração de infecção prévia de ZIKV em humanos (embora Simpson 1964, reporte um MacNamara 1951, parece ser um erro, devendo mais se referir a MacNamara 1954).
----------------
Veja também: Parte 1 - Uganda.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails